trabalhar na internet como freelancer

Iniciar a carreira de freelancer para a maioria das pessoas é algo complicado, porque para os iniciantes sempre existe a falta de informação e experiência à respeito desse mercado. Se você é mais um como tantos outros que querem entrar no mercado freelancer a ainda está perdido, você acabou de encontrar a solução para a sua desordem!

Neste artigo você verá o que deve fazer para se tornar um freelancer de sucesso e ter uma vida profissional estabilizada com melhor qualidade de vida.

Ser um profissional freelancer é uma das melhores formas de ganhar dinheiro na internet.

Quais as vantagens em ser freelancer?

As vantagens desta carreira são imensas, você será o seu próprio chefe! Poderá trabalhar com flexibilidade de horários e também trabalhar de onde você quiser (trabalhar da praia?), sim você poderá trabalhar da praia se quiser, basta ser organizado e manter o foco na produção.

Com certeza, poder trabalhar de onde quiser e escolher os melhores horários do dia para se trabalhar (acordar um pouquinho mais tarde), são ofertas bem tentadoras, e com disciplina você poderá fazer muito bem isso, assim as vantagens se resumem em liberdade e qualidade de vida.

Os sete itens à seguir são muito importantes para você que quer ser um freelancer de sucesso.

Trabalhar na internet com o freelas

 

1 – Crie um portfólio e saia à procura de trabalho!

Antes de tudo, crie um bom portfólio, pode ser um site, blog ou portfólio simples na internet que mostre os trabalhos anteriores que você já concluiu, uma conta no LinkedIn com suas habilidades também ajuda, isso aumenta e muito as chances de você ser aceito para os trabalhos.

Para trabalhar como freelancer, é preciso saber encontrar boas oportunidades de trabalho. Hoje existem várias plataformas para os profissionais freelancers, e isto ajuda e muito à alavancar a carreira e montar uma rede de contatos. Antigamente não era tão fácil assim, não tinha tudo em um só lugar, mas hoje é diferente.

As principais plataformas no Brasil são o 99Freelas, NearJob e Br.Freelancer. Estas plataformas reúnem milhares de trabalhos que são postados todos os dias, procurando por freelancers que estejam à disposição para fazer o trabalho.

Para começar é fácil, basta criar a sua conta em uma dessas plataformas e dar sua proposta nos trabalhos que mais lhe interessam, se tiver um bom portfólio e fizer uma boa proposta, as chances de conseguir pegar o trabalho são imensas! Sendo aceito, basta começar a trabalhar e cumprir com o prazo definido.

2 – Disciplina

Talvez o item mais importante de todos, tão quanto o primeiro. Sem a organização e disciplina você deixa de ser chamado de profissional, assim não conseguirá ir à lugar algum. Seja líder de você mesmo, organize-se, crie um cronograma, siga uma agenda. Isso de forma alguma quer dizer monotonia, você sendo disciplinado pode ser criativo e terá tempo para outras coisas, isto fará sua carreira fluir e chegar ao sucesso, do contrário a mesma irá despencar rio abaixo, pois não conseguirá cumprir com os prazos e a demanda.

3- Planejamento, Dedicação e Foco

É importantíssimo ter foco e saber exatamente onde é que quer chegar, nada melhor do que fazer um planejamento para isso se concretizar, então faça um planejamento para a sua carreira, o caminho que irá trilhar, seja dedicado e perfeccionista com o seu trabalho, aprenda a lidar com os lucros e as despesas que seu negócio gera.

Nem sempre você terá vontade de fazer alguma determinada coisa ou trabalho, mas lutar pelo seu sucesso é fazer o que tem que ser feito, não o que você gostaria de fazer, isso sim é ter atitude e foco para seguir em frente e ser vitorioso.

Se levar esse dogma consigo, sempre irá ter sucesso na sua carreira como freelancer e em qualquer outro ramo.

4- Atendimento

Ter conhecimento ou experiência de como lidar com vários tipos de clientes, de diferentes idades, classes sociais e ramos de mercado é de suma importância, assim conseguirá garantir uma melhor comunicação com todos, aumentando as chances de conseguir ou não à vaga para fazer o trabalho.

5- Relacionamento com o cliente

Tão importante quanto o seu tipo de atendimento ao cliente, é o relacionamento que você cria com o mesmo, é indispensável saber manter um ótimo relacionamento com os clientes, e o ponto principal aqui é a confiança.

Jamais se esqueça que é para eles que você está trabalhando, então os clientes são o seu “chefe”, se este tiver confiança no seu trabalho e ficar satisfeito com o trabalho que você apresentar no final, eles muito provavelmente irão recomendar você como um ótimo profissional freelancer para outros colegas que irão lhe procurar.  Assim você sempre terá bons clientes para fechar negócios e muito trabalhos futuros à fazer. Sendo assim, nunca deixe de cultivar um bom relacionamento.

6– Estudo

Você nunca deixa de estudar! Tenha isto bem claro em sua mente, o mercado está em constante mudança e evolução. Um curso de informática que foi feito 6 meses atrás pode muito bem estar desatualizado hoje, as tendências são muitas e a tecnologia está sempre à evoluir, e convenhamos, todos nós estamos à mercê da tecnologia, se não acompanhar a velocidade dela e se adaptar (estudando e adquirindo novos conhecimentos) iremos ficar obsoletos ou ultrapassados.

Então sempre esteja atualizado em tudo que envolve o seu seguimento de trabalho, é sempre importante pesquisar e ler artigos da sua área de interesse, vale a pena estudar e aprimorar tudo o que já sabe. Mantendo um bom estudo e evolução, nunca irá ficar para trás em relação à concorrência de profissionais freelancer.

7- Nunca desista!

O seu sucesso na carreira de freelancer só depende de você mesmo! Levando em conta as vantagens que este ramo oferece, vale muito à pena insistir em fazer isto dar certo, tenha disciplina, dedicação, foco e força de vontade, e dê o seu melhor para ser um dos melhores profissionais freelancer na sua área.

O trabalho freelancer surgiu para mudar e revolucionar a estrutura atual do mercado trabalhista, priorizando o bem estar físico e psíquico do trabalhador, e esta carreira é uma das que permitem você a ganhar bem e ter uma vida financeira confortável, além de ser reconhecido pelo seu trabalho, o que não tem preço.