Domínio é o nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na internet, em termos leigos, é o nome do site que você acessa, cada link de um site é um domínio por exemplo, (www.google.com.br) é um, e este tem que ser registrado por alguém, ter um proprietário.

“Cambistas” de domínios, talvez possa ser o nome mais adequado às pessoas que trabalham com a Compra e Venda desses domínios na Internet.

É um mercado que já existe no exterior e é muito popular por lá, aqui no Brasil, é um mercado que tem ganho certa notoriedade e tido um crescimento grande nos últimos tempos.

Comprar e vender domínios é lucrativo?

O motivo para a compra e venda de domínios ser lucrativa é simples! Os domínios na internet são como endereços físicos, se você comprar um determinado domínio com uma palavra-chave

que é muito boa ou muito procurada, é o mesmo que ter comprado um terreno no ponto mais movimentado da cidade.

Assim é possível registrar e comprar domínios por um preço bem baixo, custam entre 5 e 1000 dólares, e podem ser vendidos pelo dobro ou triplo do valor na maioria dos casos, e em certos casos, por milhares de vezes o valor inicialmente pago no domínio.

Como Ganhar Dinheiro na Internet comprando e vendendo Domínios?

registro br

Existem duas formas de se comercializar domínios, a primeira delas é a mais comum, consiste em registrar um Domínio na Internet e colocá-lo à venda, precisa ser um nome chamativo, que é bastante procurado.

O interesse de alguma pessoa ou empresa pode ser despertado espontaneamente quando uma pessoa jurídica ou física decide comprar o domínio para construir um site para o negócio.

Em outros casos é necessário correr atrás de possíveis compradores, quem registrou o domínio pode entrar em contato com empresas do ramo que costumam comprar domínios ou mesmo empresas que possuem o mesmo nome de marca que o nome do seu domínio.

Há casos de pessoas que compraram um determinado Domínio por R$30 reais e conseguiram vender por R$3.000 reais logo na terceira ligação.

O segundo meio para trabalhar com a compra e venda de Domínios é ainda mais fácil, basta acessar sites de leilões de domínios e comprar domínios que estão abandonados por falta de pagamento, compre a preços baixíssimos e venda por valores altos.

O melhor caso de venda de Domínio que me recordo foi quando o Facebook precisou comprar o Domínio (fb.com) que já estava registrado por outro proprietário, a rede social então teve que desembolsar 8,5 milhões de dólares para adquirir o domínio (simplesmente incrível!).

Para trabalhar com a compra e venda de Domínios você terá de ter um pouco de dinheiro para investir na compra de Domínios ou no registro de Domínios com nomes que possam ter algum valor num futuro próximo. Usar a ferramenta do Google para procurar os Domínios e palavras-chave mais pesquisadas é um bom ponto de partida, não existe restrição para quem pode ou não comprar e vender Domínios, então é ideal para se ganhar dinheiro na internet.

O site Registro.Br é o principal portal para registro de domínios no Brasil, nele você encontrará todas as instruções para registrar seus domínios.

Legislação

Ao usar a criatividade para registrar um Domínio, saiba que é antiético se apropriar do nome de marcas e empresas, esse tipo de coisa é bastante comum, por exemplo, uma pessoa registra o Domínio (www.cocacola.com.br) tendo em vista que existe o Domínio com o final (.com) mas não o (.br), e se apropria da marca, o nome é claro tem valor para a empresa proprietária da marca, e se esta tem um site na internet que quer operar exclusivamente para um país, como o Brasil, dependerá desse domínio, por facilidade de memorização e alto número de buscas. Sendo assim, a marca poderá processar o comprador se este não tiver tomado as medidas cabíveis dentro da lei.

A Lei permite que seja registrado Domínios com nomes alheios, desde que os nomes estejam vinculados a alguma coisa diferente da marca ou empresa, como por exemplo personagens de uma historinha infantil, seria possível registrar o nome coca cola no Domínio e publicar na página do site 2 bonequinhos com o nome coca e cola.

Essa prática não é aconselhável, mas não deixa de acontecer bastante, contudo, lhe aconselho à usar a criatividade e pesquisar bastante por nomes de Domínios atrativos que possam se valorizar rápido. Domínios registrados em nomes de programadas de TV por exemplo já foram comprados por cerca de 20 mil reais, é um mercado em constante expansão.