Ganhar dinheiro na Internet é o sonho de muita gente, e desenvolvendo jogos e aplicativos para as principais plataformas mobile do momento pode ser a solução para ganhar muito dinheiro trabalhando em casa pela Internet.

O mercado de jogos e aplicativos mobile teve a sua era de ouro entre 2007 e 2010, neste período cada vez mais se ouvia casos de pessoas que ficaram milionárias em poucos meses depois de lançar um determinado jogo ou aplicativo, eram ideias simples de jogos digitais que se transformavam em máquinas de fazer dinheiro.

O caso mais recente de grande sucesso, pelo menos para mim, foi o jogo Flappy Bird, um jogo tão simples que foi possível ser feito em 3 dias, contém qualidade gráfica extremamente básica, não foi preciso investir algum dinheiro para fazê-lo, e ainda assim o desenvolvedor do jogo teve um retorno inimaginável, o desenvolvedor faturou cerca de 120 mil reais por dia (não digitei errado, é isso mesmo!), cerca de 3.6 milhões por mês gerados só com publicidade exibida no topo da tela do jogo à cada vez que o usuário perdia uma partida.

Casos como esse não são tantos, só vai acontecer se seu jogo ou aplicativo virar uma febre na rede, mesmo assim, é possível ter uma ótima média de receita gerada com o desenvolvimento de aplicativos, valores mais baixos, entre 10 e 30 mil reais mensais, o que de qualquer forma é um ótimo rendimento.

Como Desenvolver jogos e aplicativos?

Ganhar dinheiro na internet com jogos e aplicativos

Ganhar dinheiro na internet com jogos e aplicativos

 

Para ingressar neste mercado é necessário ter um pouco de tempo sobrando, para se dedicar ao estudo de Lógica de Programação e em seguida estudar algumas Linguagens de Programação para poder criar os jogos e aplicativos, não é coisa que precisa ser gênio para conseguir, qualquer pessoa pode aprender se tiver foco e dedicação, programação é coisa que deveria ser matéria de escola (como já disse o Bill Gates).

Se achar que não é capaz de aprender sozinho, isto é, não ser um autodidata, então procure por bons cursos online que ensinam Lógica e Linguagens de Programação, e estude afinco até dominar tudo, o tempo que levará só depende da sua capacidade e determinação, de qualquer forma, é tudo ao seu tempo.

Plataformas como a CodeCademy são ótimas no ensino gratuito de Linguagens de Programação e você não precisa desembolsar nenhum centavo para aprender.

Uma vez que tenha o conhecimento, você pode pensar em uma boa ideia de jogo e cria-lo para as principais plataformas mobile, o Google por exemplo permite lançar seu jogo para Android na Google Play, pagando uma licença de desenvolvedor uma única vez pelo preço de 25 dólares, o investimento é muito baixo e pode trazer retornos imensos.

Existe duas formas de gerar receita com jogos e aplicativos:

  • Vendendo o download aplicativo: você pode cobrar um valor pelo download do jogo ou aplicativo, uma vez que este está na loja de aplicativos, como a Play Store por exemplo. Se você é novo no mercado não é recomendado cobrar pelo download do jogo, visto que ainda não possui confiança do público, à menos que seja um projeto de grande produção que teve um bom dinheiro investido para ser feito.
  • Monetizando com anúncios: é geralmente a melhor opção de disponibilizar seu jogo ou aplicativo nas lojas de aplicativos, porque as pessoas sempre estão procurando por novos aplicativos e jogos gratuitos para baixarem em seus smartphones e tablets, assim o seu aplicativo pode alcançar um grande público que poderá experimentar gratuitamente o seu produto, e se gostarem, pode ficar popular e atrair cada vez mais usuários. No final das contas você irá ter mais usuários do que começar vendendo o download, e consequentemente terá mais visualizações nos anúncios da AdMob gerando uma ótima receita.

Uma vez que esteja consolidado no mercado, pode lançar outros aplicativos e aí sim cobrar pelo download do mesmo, geralmente se cria versões Free (Gratuitas) e Premium (Pagas).

Alguns dos principais fatores para criar um jogo de sucesso são o fator de replay constante e o sentimento de concorrência/disputa entre os jogadores. Estude-os com calma e poderá fazer um jogo de sucesso e qualidade. Um atalho para ganhar dinheiro produzindo jogos mobile é ter a ideia do jogo, expressá-la textualmente ou visualmente e contratar um Desenvolvedor/Programador Freelancer que poderá tirar do papel o seu projeto.