Apesar do termo Coaching se tornar mais popular a cada dia que passa, muitas pessoas ainda não têm ideia do que um profissional de Coaching oferece. O termo surgiu nas universidades americanas, e é usado para descrever os serviços de um instrutor que ajuda o cliente na evolução de algum aspecto da vida profissional.

Em um primeiro momento era totalmente ligado aos técnicos de futebol americano, baseball e basquete, e com o tempo foi sendo moldado de acordo com as necessidades do ramo empresarial.

Quanto ganha um profissional de Coach?

Em certos casos o salário inicial de Coach pode ser de R$20 mil reais, os já consolidados no mercado, com conhecimentos em PNL possuem uma renda de cerca de R$750 por dia!

Dependendo do seu nível de conhecimento e a imagem que tem no mercado, você poderá cobrar valores mais acessíveis por hora de consultoria para a grande maioria dos clientes, e conforme vai ganhando destaque no mercado, pode ir aumentando o valor a ser cobrado por hora do serviço.

Como ser Profissional de Coach ou Consultor?

O Coaching da atualidade é bem moderno e é muito amplo, se relaciona com diversas áreas do conhecimento, como:

  • Especialistas de Life Coaching: que se dedicam em ajudar os clientes a identificar e neutralizar elementos nocivos à produtividade e satisfação pessoal;
  • Coaching de Carreira: direciona jovens e profissionais maduros na hora de começar uma nova profissão;
  • Executive Coach: induz o cliente à desenvolver novas competências a fim de torna-lo um profissional mais valioso no mercado de trabalho.

Como pode ver, o Coach não é uma profissão vaga, existem subcategorias, e os profissionais da área são bem respeitados e remunerados, principalmente no ramo empresarial que costumam contratar consultores com muita frequência.

Você pode ser um Coach tanto presencial quanto online, é bastante comum, inclusive grande parte dos Coaches trabalham oferecendo seus serviços pela internet em ferramentas como o Skype e WhatsApp. Ser Coach é um grande meio para se trabalhar pela internet e ganhar muito bem!

Não vou mentir, esse não é um negócio escalável já que depende exclusivamente de quantos clientes você é capaz de atender com atenção total, mas quando tiver uma boa quantidade de clientes e for capaz de atender adequadamente à todos, poderá ser bastante lucrativo.

Para iniciar sua carreira como Coach, segundo o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é necessário fazer um curso de formação de coaching, você pode encontrar um bom curso e se dedicar ao máximo na área, para então adquirir notoriedade e se tornar um autoridade na área. Coaches que possuem certa autoridade costumam cobrar caro pela hora de consultoria oferecida.

Como pode ver, Coach é um ótimo meio de trabalhar pela internet e ganhar a vida com isso, mas aconselho-te para não cometer o erro da maioria dos profissionais de Coach que estão a iniciar a carreira, no começo você NUNCA deve depender exclusivamente da prestação de serviços de Coaching para ter uma renda, sempre crie um outro negócio simultaneamente ao começar a trabalhar com Coach, pois como já foi dito, não é um negócio escalável no começo e depende muito da quantidade de clientes que pode atender.

Então seja bem qualificado, faça um bom curso, comece a carreira juntamente com outro negócio online ou outra forma de ganhar dinheiro, e então se consolide no mercado, quando possuir autoridade no mercado nunca irão lhe faltar clientes e oportunidades para serem aproveitadas.