Marketing Digital é a denominação para o conjunto de atividades que uma pessoa ou empresa executa no meio online, cujo objetivo é atrair clientes, criar relacionamentos, desenvolver negócios e criar uma identidade para a marca ou empresa.

Como o próprio nome indica, é um tipo de Marketing que é aplicado online, por profissionais que são muito requisitados pelas empresas e marcas, se tornando então uma das formas mais agradáveis e rentáveis de se trabalhar na internet.

Atualmente, mais de 90% dos processos de compras se iniciam com uma pesquisa online pelo produto, assim esse tipo de Marketing chegou para ficar. O Marketing Digital já foi provado como tendo um ROI (Retorno Sobre Investimento) superior à forma de marketing tradicional, então porque usar meios ultrapassados que trazem menor retorno não é mesmo? (O objetivo final do capitalismo é acumular capital!)

Vantagens do Marketing Digital

O Marketing Digital ganha mais força a cada dia que passa, devido à quantidade de pessoas conectadas à Internet crescer cada vez mais. Além disto, o Marketing Digital oferece várias vantagens por estar integrado ao mundo digital, veja abaixo:

Alcance Global

Suponhamos que você esteja trabalhando com Marketing e precisa fazer uma campanha que envolve outdoors ou flyers, obviamente existe limitação geográfica que possui impacto direto no custo e tamanho da ação, pois são elementos que estão presentes no mundo “real”.

Já no Marketing Digital, que é feito no mundo online a história é outra, qualquer empresa pode ter alcance global, você cria uma campanha e a espalha pela internet, e qualquer tipo de público poderá ter acesso à ela até mesmo do outro lado do mundo, livre de limitações geográficas e custos exorbitantes desnecessários, e se tem uma coisa que agrada a qualquer é um, é saber que pode fazer algo economizando muito para isso.

Informação é poder

Essa é uma das maiores vantagens do Marketing Digital. Na Internet quase tudo é possível mensurar, quantidade de acessos, visualizações, cliques em anúncios, performance de campanhas, são dados que você pode encontrar organizados em um só lugar. Esses dados são de extrema importância para que profissionais de Marketing possam fazer campanhas cada vez mais eficientes com uma tomada de decisão mais embasada e certeira.

Tempo real

Outra grande vantagem do Marketing Digital, é que tudo pode ser mensurado praticamente em tempo real, profissionais de marketing se adaptam rapidamente de acordo com a performance que leva uma determinada campanha, isso evita desperdiçar dinheiro em algo que não está sendo eficiente e que não trará bons resultados.

Como ganhar dinheiro na internet com Marketing Digital?

Como ganhar dinheiro com marketing digital

Para se tornar um profissional de Marketing Digital, você deve procurar bastante por e-books, cursos online, whitepapers, vídeos, blogs, sites e até mesmo livros (recomendo fortemente “Os 8 Ps”), estes meios formam uma fonte gigantesca de conhecimento, e a linguagem é feita de forma adequada para quem quer aprender sobre a profissão.

Tendo adquirido o material didático, terá que estudar (engolir os livros literalmente) bastante com foco e dedicação para absorver a maior quantidade de conhecimento possível.

Existem diversas ferramentas que ajudam o profissional de Marketing Digital a realizar o seu trabalho, e é indispensável saber quais são e como utilizá-las, as principais são:

  • SEM (Search Engine Marketing): envolve todas as ações que são focadas em trazer resultados através dos sites de busca;
  • SEO (Search Engine Optimization): é um dos serviços mais requisitados do Marketing Digital na Internet. Seu objetivo é melhorar a posição do site na página de buscas do Google, visto que os usuários costumam clicar nos primeiros sites que são exibidos, então é importante ter o site sempre entre os primeiros da primeira página;
  • E-Mail: destinado ao Marketing Digital feito por E-mail que é um dos melhores canais para alcançar clientes em potencial;
  • Native advertising: lida com a publicidade nativa, algo relativamente recente na Internet;
  • SEMRush: monitora o desempenho de palavras-chave orgânicas;
  • Mailchimp: ajuda o profissional de Marketing Digital a fazer o seu trabalho no dia a dia, automatizando processo e o envio de e-mails para clientes em uma lista de e-mail;
  • Survey Monkey: ferramenta que permite saber a opinião dos clientes (muito importante!), permite criar campanhas e pesquisas para saber o que anda pensando seus clientes.

Após o estudo teórico, pratique o uso das ferramentas que foram citadas acima(existem muito mais ferramentas) e tente se especializar ao máximo nelas, após adquirir prática, poderá trabalhar o Marketing Digital em um negócio próprio seu, como um Blog, Site, E-commerce e etc, além disto existe a possibilidade de você oferecer seus serviços de consultor ou marketer (nome dado ao profissional de Marketing) para várias empresas e ou marcas e pessoas, há bastante flexibilidade, e a profissão tem valor até mesmo no mercado Freelancer.

Todo o trabalho pode ser feito pela internet e portanto é um meio de poupar tempo e trabalhar com qualidade de vida sem sair de casa.

Marketing de Conteúdo

Não posso me esquecer do Marketing de Conteúdo, esta que pode ser um dos serviços mais requisitados atualmente pela internet. Essa especialidade do Marketing Digital faz uso de vários recursos do mesmo com a finalidade de atrair e engajar o público com objetivo final de gerar novos negócios, esse tipo de Marketing é focado na criação e manutenção de um ou vários canais de empresas, como blogs e sites, que entregam conteúdo de qualidade ao público que é destinado.

A estratégia do Marketing de Conteúdo envolve o gerenciamento de redes sociais e a criação de conteúdo para sites e blogs, e é assim que surgem empresas em busca de agências e profissionais que trabalham neste ramo, visto que toda empresa ou negócio hoje em dia precisa ter uma boa imagem na Internet, se não pode até não ser digno de se chamar empresa/negócio. E ninguém melhor do que o profissional de Marketing de Conteúdo para lidar com isso, criando uma ótima identidade para o negócio fluir.